Gualter Amaro

Ilustrador e designer nascido no Barreiro. Formado na António Arroio e no IADE, iniciou-se em infografia no Diário de Notícias e passou por várias agências de publicidade e outras. Hoje, grande parte do seu tempo é dedicado a desenhar para clientes ou a explorar novos temas e técnicas.

Em novembro de 1974, na margem sul do Tejo, no Barreiro, uma cidade operária cuja indústria entrava em decadência, nascia mais uma criança como outra qualquer. Uma criança que brincava na rua, inventava aventuras com os seus amigos e, no entanto, também gostava de passar horas sozinho com os seus lápis e folhas de papel.

As horas tornaram-se anos e essa criança foi crescendo. As brincadeiras mudaram, alguns dos amigos também. Mas a paixão pelo desenho, pelo contrário, nunca o abandonou. Aos 16 anos, atravessou o rio até à Escola de Artes Visuais e Decorativas António Arroio, onde conheceu outras criaturas como ele e aprendeu sobre a arte de viver.

Ao longo dos anos ganhou alguns concursos de desenho promovidos por canais de televisão, jornais e rádios, dos quais se pode destacar uma ovelha (sim, uma ovelha), um saco de rebuçados da Disney e uma viagem a Londres para ver os Van Halen ao vivo. Por ter ganho um concurso de escultura e desenho do programa Portugal Radical (SIC), convidaram-no para desenhar e produzir os troféus para a gala de entrega dos prémios desse mítico programa de televisão.

Concluiu o Curso Superior de Design Visual no IADE, em 1998, e começou por trabalhar em Infografia, no Diário de Notícias. Algum tempo depois, com o "boom" da internet, trabalhou em agências como a Ogilvy e a Fullsix, criando websites e campanhas publicitárias no canal web para várias marcas nacionais e internacionais.
Orgulha-se de ter trabalhado na Claro, uma empresa que se dedica à simplificação da linguagem e ajuda as empresas e o Estado a integrar a clareza nas suas estratégias e culturas.

A ilustração acompanhou-o sempre neste percurso como o complemento perfeito da prática de design.
Hoje, para além de designer de produto no Grupo OLX, colabora como designer e ilustrador na Cadernos de Campo e ainda se junta habitualmente aos Urban Sketchers da sua cidade porque é um desenhador obsessivo.

O Gualter é um ilustrador versátil e sonhador, que acredita que o melhor projeto ainda está para vir.